19 maio, 2014

Makeout Videotape - Ying Yang (2010)

Nota: 8,4




Eduardo Kapp





Makeout Videotape é antes de nada, uma banda de garagem (canadense). Noise, lo-fi (baixa qualidade de gravação), demos na tape final e uma equalização meio bizarra são coisas de se esperar. E, bem, esse tipo de grupo tá bem em alta nesses últimos anos. São muitos os garage revival e as influências óbvias shoegaze numa levada pop (Ty Segall, Allah-Las, Deerhunter, etc...). 

Mas o que temos aqui não é só um exemplo clássico de poucos acordes e muito barulho/chiado aleatório, quase que genérico. De alguma forma, o agora-lenda-antes-desconhecido Mac Demarco e o agora-cozinheiro-antes-lenda-desconhecida Alex Calder definitivamente fizeram algo mais além dessa estrutura básica no underground de suas garagens. 

O álbum, foi lançado inicialmente como download gratuito, na página da banda no bandcamp. Na verdade, nem era pra ter sido um álbum, mas sim uma coletânea de material recente da banda, pra mostrar que ainda estavam vivos. "We didn't make very much money and I was just broke and tired, so I came back and lived at my mom's house for a while and didn't do much of anything. I just felt like telling the Internet we didn't die." Mac Demarco, numa entrevista com a Exclaim!, revista musical canadense.

Particularmente, o disco me manteve interessado do início ao fim. Tem algumas músicas meio piada (?), como "Baba Vanga", que são jams ~engraçadas,e não exatamente uma música "séria". De qualquer forma, logo de cara, já se tem duas faixas brilhantes: "Only You" (que foi usada no álbum de 2012 do Mac, "Rock And Roll Nightclub") e "Because I'm a Boy". A primeira, com um baixo absurdamente hipnotizante, e os característicos versos em falsete do Mac (~~~i'm done crying over her). Já a segunda, gira em torno de muito delay e uma estrutura de letra e de instrumentos um tanto mais complexa.

Essa mesma complexidade é também combinada com elementos de experimentalismo, ou você achou que era possível fazer "Walter TV" ou "Future Boy" em um take só? Esse ponto, combinado com o lo-fi excessivo em algumas faixas, pode ser um turn-off pra recém-chegados no gênero. Talvez se o álbum tivesse sido regravado ou simplesmente lançado após maior produção. Há quem diga que ele é melhor e mais original por ser lo-fi.

No entanto, o ponto alto do álbum é a maneira como consegue fazer todas essas coisas estranhas e bizarras citadas anteriormente soarem tão pop quanto se pode imaginar. Sim, as músicas ficam na cabeça. Na verdade, é completamente compreensível se no fim do dia você se pegar cantando ou até dançando algumas das músicas.

Deveras surpreendente e influente, é o álbum divisor de águas do processo criativo e caracterização musical tanto do Mac quanto o Alex em suas carreiras solo. Um exemplo pra qualquer um que tenha uma guitarra e uma garagem.

Onde ouvir: http://makeoutvideotape.bandcamp.com/album/ying-yang




Nenhum comentário:

Postar um comentário