16 maio, 2014

Legião Urbana - As Quatro Estações (1989)

Nota: 8,0/10




Ian Tambara







O primeiro disco que ouvi da Legião Urbana chamava-se “Mais do Mesmo”, sim uma coletânea. É o que mais se vê hoje quando falamos de bandas do passado que ainda se ouve no presente. Não digo que seja um equívoco, muito pelo contrário, é o modo mais simples de dar chance a um jovem de ouvir as melhores músicas do Led Zeppelin, dos Beatles ou do Pink Floyd antes de aprofundar-se nas ondas sonoras destes e outros fenômenos da música. O fato é que, atualmente “fãs” das tais bandas revelam um certo incômodo quando veem apenas os hits das mesmas sendo valorizados. Embora a música viva disso, é sempre bom contemplar as obras dessas bandas como um todo.
  
Assim cresci, com uma coletânea da minha mãe com os maiores hits da Legião Urbana tocando em meu mini system. O que eu não sabia é que daquela e de outras coletâneas, pelo menos 50% das faixas vieram do mesmo lugar: o fatídico álbum “As Quatro Estações”. Um álbum que, de 11 faixas, 9 estão entre as mais conhecidas do grupo.


Cada uma das faixas traz particularidades, como se resumissem um pouco de cada característica da banda, que a esta altura já havia se separado do baixista Renato Rocha e se virava como podia para sustentar as suas bases de baixo regravadas por Renato Russo e Dado Villa-Lobos. Podemos citar exemplos como “Meninos e Meninas”, onde Renato Russo traz a discussão da sexualidade, ou “1965 (Duas Tribos)”, que faz alusão à ditadura militar e suas torturas. Além de revelar o lado religioso de Renato em “Monte Castelo” e “Feedback Song For a Dying Friend”, sendo que a segunda tratava-se de uma homenagem a amigos de Renato que sofriam de Aids (dentre eles, Cazuza), onde o nome original seria “Rapazes Católicos”, porém o que sobrou da ideia inicial foi apenas uma base instrumental “árabe” misturada com a batida de rock clássica da banda. Ademais, há também a famosíssima “Pais e Filhos”, que hoje é erroneamente usada como hino pra qualquer tema que envolva amor ou algo do gênero. O que, possivelmente, não era a intenção de Renato, o qual escreveu a canção com o intuito de criticar o mau relacionamento das famílias como justificativa para atitudes radicais, como o suicídio. 



Em relação à musicalidade, a banda segue aquela pegada de post-punk que aparece em todos os álbuns, influenciado pelo new wave e lembrando muito as bandas inglesas da época, deixando de lado o som mais pesado presente em algumas faixas dos dois primeiros discos e, por conta disso, torna-se o álbum mais pop da banda. 



Em suma, “As Quatro Estações” trata-se de um álbum que mais parece coletânea, por ter tanta música boa num lugar só. Portanto, se você ousar falar bem ou mal de Legião, não pode esquecer-se de ouvir, no mínimo, o álbum que ratificou Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá como o trio que (pelo menos pra mim) é até hoje a melhor banda da música brasileira de todos os tempos.


Onde ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=SDzrscdv9js

Nenhum comentário:

Postar um comentário