19 maio, 2014

Cachorro Grande - Cachorro Grande (2001)

Nota: 8,2





Matheus Donay






Eis que trata-se de um lançamento, esse disco. Não por ter sido lançado recentemente, mas por ter lançado, de fato, a Cachorro Grande ao mundo. 2001, a odisseia do Rock Gaúcho, mais precisamente, puerto-alegrense. As rádios locais e até mesmo nacionais passavam a conhecer as composições de Beto Bruno e Marcelo Gross (até então baterista de Júpiter Maçã). 

Não seria estranho fazer um exame de DNA nas canções e encontrar genes mods. Não seria estranho se as linhas de guitarra fossem primas de algum certo grau das mais animadas músicas do Revolver, dos Beatles. Comercial ou não, Cachorro Grande trás consigo o peso do bom e velho rock'n'roll com a clássica formação "voz, bateria, baixo e guitarra". Às vezes acontece de entrar algum teclado, como na suave "Dia Perfeito", um dos hits entoados por Gross. Falando em hits, mesmo sendo o primeiro álbum da banda, foi o que deu o empurrão.  Canções como Lunático, Sexperienced e Debaixo do Chapéu desfilaram em rádios e tvs. 

O trabalho é um ícone do rock do Rio Grande do Sul, sendo o primeiro disco do novo milênio e ganhar espaço no cenário. Depois de fins e hiatos de grandes bandas como TNT e Cascavelletes e o aparecimento de outras bandas como Graforréia xilarmônica e Júpiter Maçã nos anos 90, Cachorro Grande abre as portas dos anos 2000, que viria a ser a década de maior produtividade da cena. Mesmo as canções que não se tornaram tão difundidas merecem um tempo especial para serem ouvidas. Orbitando geralmente por temas leves e drinks exóticos, faixas como Lilli, Sintonizado e tantas outras não ficam para trás. A sexualidade sempre abordada pelos roqueiros gaúchos manteve-se de forma mais categórica, sem os palavrões ou termos chulos. O trecho "quero uma garota que já tenha sexperienced" substitui algo como "quero um garota que ja tenha dado para alguém", situação corriqueira nas composições.

E é assim, filho dos Beatles, sobrinho dos Stones, neto do The Who, que o disco se faz, com uma bela árvore genealógica e com uma identidade própria. O álbum Cachorro Grande é um retrato fiel do clássico rock gaudério.


Onde ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=SHw78iUyS6E

Nenhum comentário:

Postar um comentário