02 agosto, 2014

Esteban - Smokers in Airplanes (2013)

Nota: 6,0





Matheus Donay






Depois do tão aguardado e demorado ¡Adiós Esteban! (já consagrado antes mesmo do lançamento), Rodrigo Tavares, de pseudônimo Esteban, lança em 2013 o EP que foge drasticamente da sua sonoridade latino-pop-gaudéria que conquistou fãs internet a fora.

Apesar de levantar a bandeira de que o artista deve inovar sempre, Smokers in Airplanes deixa no ar uma certo ar de incerteza. Os vocais agora cantados em inglês para um público de língua portuguesa, de certa forma afastam aquela massa que tinha um identidade intimista compatível com as primeiras canções do Esteban. Alguns fãs chegaram a afirmar, não erroneamente, que "este álbum está mais Copeland que o próprio Copeland." Copeland é uma banda que Tavares cita frequentemente como uma de suas influências.

Falando em bandas influentes, uma delas é o Anberlin. Fã declarado, Esteban faz uma parceria com o vocalista Stephen Christian na canção Follow. Esta parceria, ainda que tão valorizada pelo Tavares (tudo bem, é uma realização pessoal), não se encontra em nenhum degrau maior do que as parcerias com Lucas Silveira, que embalavam os hits da Fresno, sua antiga banda.

Smokers in Airplanes é um trabalho independente, produzido pelo próprio artista. Ou seja, nele você encontra uma versão sem filtros do que é esse english side do Esteban. Mas não sejamos injustos: Tavares não perdeu o talento, porém a impressão é que se aventurou em terras que não dominava. 

Sendo um EP curto, com apenas 4 músicas, você provavelmente vai adotar aquela postura nacionalista do "ame-o ou deixe-o." Além de Follow, o trabalho conta com Modern Love (uma música em que o instrumental tem mais cara de Visconde do que Esteban), a mais animada Overboard, e por fim a melhor canção do EP: Red Light Sparkle.

Smokers não é um disco ruim, mas é como se você mexesse em time que está ganhando. Curiosamente, antes do lançamento do EP, Tavares lançou uma música avulsa de 'transição', cantada em espanhol e dando indícios do que viria pela frente. E mais curiosamente ainda, após algum tempo lançado o trabalho, voltou a cantar em português com a música Pra Ser, uma visita à sonoridade do Adiós. Num analogia simples, o valor absoluto do Smokers in Airplanes não é ruim, mas se for achar o valor relativo comparando com o que Tavares já produziu como artista, é um álbum abaixo de expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário