22 março, 2015

Aláfia - Aláfia (2013)




Nota: 8,0






Fernanda Rodrigues



E os olhares violento
É do eterno o rebento
Arrebenta, Aláfia!

É assim que termina uma das músicas do álbum autointitulado da banda Aláfia, formada por uma loucura de ritmos misturados desde o início: jazz, hip hop, rap, funk e até mesmo capoeira estão presentes e se revezando o tempo todo a cada música que passa. De início, dá vontade de carimbar a banda como mais uma do afrobeat, mas muito provavelmente isso seria reduzir tudo aquilo que eles querem representar.

Pra começar, Aláfia é formada por dez componentes (!?) e todos participam ativamente na construção do disco, o que explica a grande variedade de influências que surgem a todo momento. Eles uniram os batuques do candomblé, o swing da capoeira, cuíca com baixo elétrico e o jazz presente no afrobeat de Fela Kuti para a criação de músicas de forte cunho social, que trazem à tona o preconceito e a discriminação para com as minorias. Além disso, Aláfia também buscou trabalhar com elementos africanos, apesar de não acreditar naquela África idealizada, à qual todos os negros pertenceriam, mas que, na verdade, só existe na teoria (como eles fazem referência em "Mulher da Costa"). 

E é aí que eles ganham mais um ponto, creio eu: nessa brincadeira de fugir do idealismo da Mãe África, eles acabam criando uma nova referência pro negro brasileiro, aquele que nasceu aqui, tem descendência de escravos e sofre com o preconceito que já atravessa os séculos. Assim como a banda ainda não tem um ritmo definido, explícito, mas de tudo um pouco, assim é o negro brasileiro: um pouco de colonização, um pouco de matrizes africanas, um pouco de luta diária para superar as barreiras invisíveis. Não existe uma faceta só para esse negro, mas várias, e talvez ele consigo encontrar algumas em Aláfia.

"Em Punga" é uma das faixas mais marcantes do disco, provavelmente a que mais tem raízes do afrobeat dentro de si e que reserva até mesmo um verso para um ilustríssimo político: "O tempo de punga dá sempre no horário // Gira ao contrário o ponteiro // E o atrasa lado separa // Um pedaço do seu dinheiro pro bolso do Bolsonaro". Uma homenagem simples, singela, só para não deixar passar.

Enquanto isso, "Dono da Minha Cabeça" é a música que mais se aproxima das religiões africanas logo no início, com palavras que até agora eu não consegui descobrir o que significam (fica aí o pedido de ajuda lançado) e "Ela É Favela" como a música mais envolvente da obra, a que nos deixa a dúvida de: o autor está falando de uma mina da favela ou sobre a própria favela? Não sei se foi a intenção, mas a descrição dos versos permitiram uma ambiguidade no mínimo interessante. Pra sanar a dúvida, fui atrás de algumas opiniões sobre o álbum e por acaso achei uma entrevista em que eles falam sobre essa faixa (confira aqui) e contam que, no fundo, a música é sobre uma mulher da favela mesmo (romance de um dos integrantes). Vale constar que "Ela É Favela" contou com a participação da Lurdez da Luz, uma MC e rapper paulistana parceira de Rodrigo Brandão na banda Mamelo Sound System.

E por falar em participação, eu gostaria muito de ver como teria ficado "Kwa Lé Ki Pá" (algumas vezes a própria banda troca o nome para "Baile Black") com alguns versos na voz do Marcelo D2, assim como "Homem Que Virou Música" com uma Vanessa da Mata ou Marisa Monte. Parece meio nada a ver querer misturar essas últimas duas cantoras com um álbum que tem um quê de afrobeat, mas é pra ver como Aláfia é muito maleável, permitindo que até o MPB possa fazer interferências em suas músicas.

Bom, no fim acho que se pode dizer que é um álbum extremamente experimental. Eles jogaram tudo que eles gostavam em uma panela e dá pra dizer que o resultado ficou bom. Se vocês já gostaram de Criolo, Bexiga 70 e até mesmo Tim Maia, muito provavelmente Aláfia vai contenta-lxs tanto quanto.


OBS.: significado de Aláfia - é uma palavra de confirmação e plenitude, que significa "caminhos abertos" ou "vai dar certo".

Onde ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=rhNkLTlSY1I&list=PL8EaHn_WNh-3e8QDQ7925cZDf5yoA-ksy



Nenhum comentário:

Postar um comentário