18 fevereiro, 2015

Pond - Man It Feels Like Space Again (2015)

Nota: 5,4





Eduardo Kapp




Já era hora d'eles voltarem! A banda da inconstância constante, o "Tame Impala zuado sem escrúpulos". Depois de lançarem um álbum ultra-pesado e um tanto mais experimental que seu antecessor "Beard, Wives, Denim", o Pond quebra tudo com um álbum povoado por ~ritmos dançantes~, hooks construídos a partir do nada e hordas de sintetizadores.

Eu diria que foi difícil conter o hype depois do single "Elvis' Flaming Star", que mostrava essa direção mais acessível e ainda assim ~psicodélica~, o que parecia... bom?

Não sei dizer. Sabe, eles continuam engraçados, muito pilhados, convictos com cada loucura e é claro: continuam originais. As pessoas comparam eles ao Tame, mas eles tão mais pra uma versão heavy do Ariel Pink ou quem sabe essa fase mais recente do Foxygen. Com todo esse heavy-psych-funk (que é bem divertido, mas não tão interessante), depois de ouvir "Elvis' Flaming Star", "Zond" é agradável como ouvir música de espera quando se liga pra reclamar do plano do telefone.

De qualquer forma, as melhores experiências nesse disco definitivamente são quando as características pondianas se reúnem com as qualidades sonoras das carreiras solo de cada um dos integrantes. É como se o Nick revisitasse os melhores momentos do Delorean Highway (do Jay, que inclusive falamos sobre aqui no bloguew). Isso fica aparentemente bem claro em, sei lá, Heroic Shart e até Sitting Up On Our Crane, que são ótimas faixas.

Pra ser sincero eu não consegui decidir se foi uma decepção ou não, porque é difícil não ficar obsessivo com a "Man It Feels Like Space Again", que é provavelmente o melhor momento no disco todo. Várias seções, originalmente revivalista, te carrega suave e lentamente, sem tempo pra pensar na sua vida miserável e profundamente solitária.

Na real pela capa e por essa música em particular, eu achei mesmo que ia ser uma espécie de álbum conceitual, mas parece uma mixtape de um amigo que gostava de um rock psicodélico mas se apaixonou pelo funk e como queria muito te mostrar sua mais recente "descoberta", não teve tempo nem pra ordenar decentemente as músicas ali contidas. Porra, que saudade do Hobo Rocket.

Bom, acho que essa resenha acabou ficando um pouco mais obscura do que eu queria que ficasse (na verdade eu não sei se eu queria). Bom, só mais uma coisa então: vai dizer que o finalzinho de guitarra da "Holding Out For You" não parece o maldito solo da "November Rain" dos malditos Guns'n Roses? Que piada horrível.

Onde ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=bEM5z_aU9i8

Nenhum comentário:

Postar um comentário