13 junho, 2014

The Cribs - The Cribs (2004)

Nota: 6,3






Eduardo Kapp






Primeiro disco da banda dos irmãos Jarman. Ryan, Ross e Gary passam 7 dias num 8-track-studio e aparecem com o disco inteiro gravado. Pra 2004, era um som relativamente novo ainda, na vibe "indie rock". Mas em meio a tantas parecidas que surgiram nessa época, o que eles têm de especial?


Provavelmente a mistura de influências com elementos únicos. Já na segunda faixa: "But it's like you told me // It's nothing to do with acceptance // It's all about escaping." Sei lá eu realmente gostei de algumas das letras. No caso, "You Were Always the One" é provavelmente a melhor música no álbum inteiro. Os vocais, os hooks e a melodia estão muito bem feitos. Por sinal, a voz do Ryan é demais. Se nesse álbum de estréia ela já é bem interessante, nos próximos lançamentos é ainda melhor, tanto no estilo mais grave e etc quanto numas aproximações com falsetes ("You and I")



As músicas mais "catchy" definitivamente são as três, quatro primeiras. No entanto, o resto do disco é na verdade bem interessante (dependendo do momento). "Things You Should Be Knowing" e "Tri'elle" são ótimas. É quase como se a segunda metade fosse um álbum diferente. É mais obscuro e maduro (embora mantenha algumas linhas clichê). Mais "cru", também. 


E é aí que entra a parte das influências (um tanto óbvias, inclusive). Algumas músicas dá pra ouvir claramente o tom e o estilo de guitarra dos Strokes, ou dos Libertines. Principalmente dos libertines. "Baby don't sweat" é o melhor exemplo, creio. Enfim, isso soa um pouco... derivado. O disco só sobrevive porque a combinação das influências trouxe algo um tanto novo e único. É algo mais... COOL. Hard to Explain.


Essas características todas deixam o ~ouvinte~ (VOCÊ E EU) realmente confuso. Talvez o mix e a edição devessem ser diferentes? Talvez algumas músicas não deveriam estar ali? Talvez o álbum devesse ser lançado antes/depois? Só sei que falta alguma coisa. Ou mais de uma.



Enfim.. é um bom álbum.. pra uma estréia. Tem músicas realmente muito boas, e outras meio sem-vontade e até sem sentido (o que diabos é aquela última música?). Vale a pena pra entender as origens de uma baita banda da última década e inclusive, curtir.


Onde ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=0-Ewx__zs70

Nenhum comentário:

Postar um comentário