29 junho, 2014

Conor Oberst - Upside Down Mountain (2014)

Nota: 7,5






Arthur Valandro





Conor Oberst, já proclamado artista na nova leva do "indie folk" surgida na década de 90, mostra serviço mais uma vez em projeto solo. Tendo ganhado notoriedade principalmente através de seu projeto principal, Bright Eyes, Conor já havia trabalhado a nível solo e com a "Conor Oberst and the Mystic Valley Band" tendo agora (19/05/14), novamente em carreira solo, o cantor enraizado em Omaha, NE, pela gravadora Saddle Creek, lança seu mais novo álbum solo, "Upside Down Mountain".

O álbum soa familiar aos ouvidos de quem acompanhou Conor ao longo de sua caminhada tanto solo quanto pelo Bright Eyes, com melodias sensíveis, dançantes e letras nostálgicas. Talvez o grande toque do álbum, que o diferencia de um clássico folk de barzinho limpo e suave, se concentre nas transições entre trechos calmos e guitarras e acompanhamentos de maior agressividade presentes em algumas faixas, como "Zigzagging Toward the Light".

Esse recurso utilizado tem um fundamento facilmente notável. Durante sua trajetória, Conor participou de diversos projetos como Norman Bailer, Commander Venus, Park Ave. e Desaparecidos. Em destaque para a última banda, um projeto que, após ter seu fim no ano de 2002, voltou a ativa no ano de 2012 com o lançamento de novos EPs, Desaparecidos se posiciona com um som definitivamente mais agressivo que Bright Eyes. Assumindo uma forte raíz no post-hardcore, Desaparecidos conta com guitarras distorcidas, bastante overdrive e uma percurssão intensa, além das vozes ocasionalmente gritadas.

É evidente que a ainda recente volta do Desaparecidos teve certa influência na composição de "Upside Down Mountain" por Conor Oberst. Ao mesmo tempo em que o álbum tende a cair em o que muitos podem considerar uma "mesmice", alguns pontos surpreendem e acabam dando novos ares à música do cantor norte-americano, que, por fim, compõem um álbum interessante e bem produzido, porém sem grandes destaques.





Nenhum comentário:

Postar um comentário