29 julho, 2014

The Fratellis - Costello Music (2006)

Nota: 3,7






Eduardo Kapp





Falando sério agora: além das gravadoras e de empresas que fazem propagandas, quem é que precisa dos Fratellis?

Esse é o disco de estréia dos caras, diretamente da Escócia. Com muito volume alto, clichês e voltas em torno do mesmo ponto. Muito. Algo como um Libertines sem variedade e sem as drogas. Algo como um Queens of the Stone Age focado na parte country e "classic" rock. É realmente difícil demonstrar o nível de decepção com essa coisa aqui. Enfim.

É claro que não dá pra negar o fato de que os Fratellis são realmente muito bons em fazer singles comerciais. Todos aqui já ouvimos em todo tipo de mídia e festa as "Flathead" e "Chelsea Dagger", e até outras, como "Henrietta" e "Whistle for the Choir". Esses singles emplacaram o álbum. E é fácil perceber como do álbum inteiro, as pessoas só lembram da primeira parte, e da primeira parte, só lembram que as músicas são parecidas. Óbvio! A maioria das músicas nesse disco se utilizam dos mesmíssimos recursos.

É uma receita até que simples, vocais em coro, bateria muito alta e muito bem marcada, intermináveis powerchords e paradas "inesperadas" (que não são inesperadas). Adicione também temáticas idênticas o tempo todo! Indo atrás da garota e tomando o fora da mesma. O típico "Pub Rock", que é divertido e legal e tudo durante uns 15 minutos (enquanto bêbado). São músicas medíocres, e mesmo assim são as melhores do álbum.

Se a faixa não segue essa receita, segue uma segunda, ainda pior: uma espécie de folk/country rock que cai naquela categoria horrível do Netflix "filmes de fim de noite" (só que fim de noite naquele mesmo pub citado anteriormente, agora já completamente sujo e as pessoas deprimidas). O melhor exemplo disso é "Ole Black and Blue Eyes", que felizmente, é a última música dessa terrível odisséia.

Não tem nada de interessante, nada de novo e quase nada memorável. Só tem músicas que souberam aproveitar de elementos que sempre deram certo em singles.

Tudo bem, se você é fã dos singles e ainda não está convencido: tente apresentar a banda a alguém que não conhece usando as outras músicas e ainda a convencer que não se trata de um grupo amador local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário