23 julho, 2014

Giovanni Caruso e o Escambau - Acontece nas melhores famílias (2009)

nota: 7,9




Matheus Donay






Após o fim da banda Faichecleres, o até então baixista e vocalista Giovanni Caruso assume um trabalho novo.  Diretamente de Curitiba, Giovanni se distancia um pouco de influências como os Beatles, Stones e The Who, afastando-se um pouco do rock sessentista e voltando-se à músicas mais leves e suaves, algo mais próximo do jazz. Diria até mais elegantes.

Logo na primeira faixa, "Desparafuso", é notável a transição da antiga para a nova fase. A abordagem sexual nas letras são entoadas de maneira mais sensíveis, até mesmo mais sofridas, mas ainda assim, muito provocativas. "Tenho guardado uma gravação com teus gemidos / Alguns retratos, umas roupas e alguns discos / Rodeado de incertezas, ontem sentado aqui / Me masturbei pensando em ti."

Apostando em guitarras discretas e não muito barulhentas, a voz forte do vocal ganha destaque, além de dar espaço a outros instrumentos, como é em "Prostituta Apaixonada", onde desfila o acordeon. Também resultado disso, o baixo se mostra notório integralmente. O álbum ainda tem uma atmosfera de "cafés, bares, cerveja", alinhados à situações amorosas e àquelas coisinhas vintages europeias.

Umas das melhores músicas do disco é "Kallandra's Bar". Nela você vai sentir o gostinho de ouvir um vinil em uma vitrola, mesmo que esteja no seu computador em MP3. Um daqueles dramas de bar narrado sob uma charmosa linha de piano. A música que começa devagar vai ganhando corpo ao seu decorrer, até acabar com uma fusão de trompetes, pianos, baixo, palmas e aquele chiado da agulha arranhando o disco.

O disco ainda conta com a voz feminina de uma das integrantes da banda, Escambau Paraguya, em trechos na faixa "Dos amores mais vendidos." "Mônica e suas esculturas" é outra faixa de destaque, retratando de modo fiel os artistas independentes de hoje no Brasil.

Mesmo não sendo muito difundida e sobrevivendo ao underground, é uma obra bem trabalhada, e com certo charme em seus arranjos suaves. Uma boa pedida para os apreciadores de um rock confortável aos ouvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário